segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Erro nos modelos de cálculo

Apesar de durante o ensino universitário não se façam cálculos ou muito raramente,com os modelos de calculo, os softwares. Na vida prática muitas vezes recorre-se a estes modelos para se efectuar o calculo e fazer o respectivo dimensionamento da estrutura.

Mas muitas vezes esses modelos têm erros e limitações que nós não conhecemos.
De seguida vou-vos deixar um exemplo onde se pode verificar uma limitação de um software.


Exercício:


Foram colocadas duas barras de 5 metros cada e com um desnível de 0,3m as barras estão encastradas nas extremidades, e a barra de cima encontra-se carregada com uma força de 2000KN.M, como se pode observar pela imagem.


(para ver melhor a imagem click sobre a mesma)

De seguida colocou-se a estrutura o modelo de calculo midas trial 2006, um software de licença livre durante 90 dias.


As duas barras são constituídas por Fe360 e um perfil HEA100 e como foi dito anteriormente colocou-se um encastramento no lado esquerdo na barra de cima e um encastramento do lado direito na barra debaixo, e uma carga distribuída de 2000KN.M na barra de cima, como se pode ver na figura de cima.


Depois de se colocar a estrutura no software foi pedido o resultado da sua deformado, nesta imagem podemos ver as duas barras colocadas antes do calculo, e em baixo já com a respectiva deformada .



Qual é a surpresa? É a barra que esta carregada com uma carga de 2000KN.M atravessa a outra barra fisicamente e não faz a sua transmissão de esforços, nos vídeos seguintes retirados do modelo de calculo podem observar melhor,



Vista no referencial XY


Vista em 3D


Apesar de as barras serem atravessadas fisicamente algo impossível, o pior é que, o modelo não faz a transmissão de esforços para a barra debaixo apesar de ela estar a ser solicitada visto que a toca e até a atravessa fisicamente isso pode-se observar pela seguinte imagem,

(para ver melhor a imagem click sobre a mesma)

Apesar de a imagem não estar na melhor qualidade podemos observar que apesar de a barra de baixo ser atravessada e carregada esta no modelo de calculo é como se não tivesse solicitada visto que em toda a barra o momento flector é zero.
Por outro lado a barra de cima tem no seu encastramento um momento de 25000KN.M.
O que corresponde a verdade visto que o momento seria igual a ; M=2000*5*2.5=25000KN.M

Como diria Fernando Pessa,

E ESTA HEIN

Sem comentários: