domingo, 28 de dezembro de 2008

Resistência do materiais Calculo de reacções


Conceitos essenciais para calcular as reacções:


Os tipos de apoios considerados nas estruturas são:

O encastramento, que impede todos os movimentos de rotação e translação, (possui três reacções uma vertical outra horizontal e um momento).

O apoio duplo que impede dois movimentos de translação(possui três rotações uma vertical e outra horizontal).

O apoio simples que impede um movimento de translação( possui uma reacção, uma horizontal ou vertical mediante a sua disposição).

Para uma estrutura estar em equilibrio é necessário que possua 3 três reacçõs para estar bloqueada e impedida de se mover, chama-se estrutura isostatica, caso possua menos de 3 reacções diz-se que a estrutura é hipoestática ou seja pode-se mover, ou quando possui mais de 3 reacções diz-se que a estutura é hiperstatica.
Para se calcular as reacções numa estrutura isostatica, o número de equações necessárias para efeitos de cálculo das reacções são três, eventualmente duas no caso de não existirem forças axiais. Essas equações são:
Somatório das forças horizontais=0
Somatório das forças Verticais=0
Somatório dos momentos (num ponto)=0
Quando a estrutura é hiperstática não se pode calcular as reacções através destas três equações mas sim recorrer a outros metodos, como o metodo dos deslocamentos e os metodo das forças aprendidos na unidade curricular da Teoria das Estruturas 1
As barras estão sujeitas a três tipos de esforços, esforços transversos T,momentos Flectores M, e os esforços axiais N.
Caso seja possivel irei colocar uns exemplos para o calculo das reacções.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem sempre a reacção do apoio simples é horizontal ou vertical. Depende da orientação do plano do apoio. Se este for inclinado, a reacção é inclinada.