terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Principais Propriedades dos Aços Estruturais

Elasticidade - capacidade de voltar à forma original após sucessivos ciclos de carregamento e descarregamento. A deformação elástica é reversível, ou seja, desaparece quando a tensão é removida e a relação entre a tensão e a deformação linear específica é o módulo de elasticidade (E).

Plasticidade - deformação plástica é a deformação permanente do material, provocada por tensão igual ou superior ao limite de cedência. A deformação plástica altera a estrutura interna do aço, aumentando a sua dureza (endurecimento por deformação a frio) e é acompanhado de elevação do valor limite de cedência e do limite de resistência.

Ductilidade – capacidade dos materiais de se deformarem plasticamente sem se romperem. Pode ser medido por meio do alongamento ou da estricção (redução da área da secção transversal do elemento de ensaio). Quanto mais dúctil o aço, maior é a redução de área ou o alongamento antes da ruptura. É uma propriedade importante nas estruturas metálicas, pois permite a redistribuição de tensões locais elevadas, pois as peças sofreriam grandes deformações antes de se romperem (avisam a presença de tensões elevadas).

Fragilidade – é o oposto da ductilidade. Os aços podem ser tornados frágeis pela acção de baixas temperaturas ambientes, efeitos térmicos locais provocados, por exemplo, por solda eléctrica; o estudo das condições de fragilidade tem grande importância nas estruturas metálicas, uma vez que os materiais frágeis se rompem bruscamente sem aviso prévio.

Tenacidade – capacidade dos materiais de absorver energia, com deformações elásticas e plásticas, quando submetidos a cargas de impacto.

Resiliência – capacidade dos materiais de absorver energia, com deformações apenas elásticas, quando submetidos a cargas de impacto.

Fadiga - a resistência à ruptura dos materiais é em geral medida em ensaios estáticos e as peças metálicas podem trabalhar sob efeito de esforços repetidos em grandes proporções, levando a ruptura em tensões inferiores às obtidas em ensaios estáticos. Esse efeito denomina-se fadiga do material (importante no dimensionamento de pontes, peças de máquinas, etc.).

O principal objectivo deste Blog é fornecer informação importante e capaz de ajudar qualquer aspirante a Eng. Civil. Outros surgirão com o mesmo objectivo.

Sem comentários: