terça-feira, 7 de abril de 2009

Ensaio à tracção realizado no LNEC

A nossa visita de estudo teve bons momentos, um deles foi quando no LNEC fizeram um ensaio à tracção a um varão. Infelizmente não tenho um filme nosso, mas fui ao youtube e consegui arranjar um parecido, de salientar que a maquina que faz o ensaio está ligada a um computador que realiza um gráfico de extensões tensões,onde se pode observar bem a fase elastica, elastico plástica e plástica até à rotura, neste vídeo esse processo não se vê. A quando da ruptura do varão ocorre um forte estrondo que assusta tudo e todos até o "camaramen" vejam o vídeo.

Agradecemos ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil o facto de terem realizado um teste para nós, visto que foi uma experiência muito enriquecedora para todos.

A Visita à Ordem dos Engenheiros

Da esquerda para a direita: Secretário-geral Eng. , Francisco, António, Clara, Rui, Givalder, Carlos, Eng. Cristina Reis, Vice - Bastonário Eng. Victor Gonçalves de Brito
A nossa ida a Lisboa foi muito mais do que visitar o LNEC, fizemos questão de visitar a Ordem dos Engenheiros. Fomos recebidos pelo seu Secretário-geral, que nos apresentou o edifício e o seu funcionamento.

No auditório do edifício tivemos uma conversa muito útil sobre o processo de acreditação/avaliação dos cursos pela OE e ficamos a saber que a acreditação já não depende da ordem, mas sim, de uma comissão criada pelo estado português, sendo que a ordem também faz avaliações e tem influências no processo. Ficamos também a saber que é a inscrição na OE que atribui o titulo de ENGENHEIRO e que as universidade só atribuem o titulo de Licenciado e/ou Mestrado em Eng.
O modo de inscrição na OE também foi explicado, sendo que nós podemos ser desde já membros estudantes pela quantia simbólica de 1€ com várias vantagens, passando depois a membros estagiários e subindo progressivamente para membro efectivo, etc.
O Sr. Secretário-geral explicou também as competências e o funcionamento dos diferentes colégios da ordem.
Por fim, foi nos oferecido um lanche convívio, e fomos recebidos na Biblioteca, lugar emblemático, pelo senhor Vice - Bastonário Victor Gonçalves de Brito (Eng. Naval), devido ao senhor Bastonário Fernando Santo se encontrar fora do Pais.
Sabes quantas Engenharias são elementos da ordem?
- Eng. Agronómica
- Eng. Ambiente
- Eng. Civil
- Eng. Electrotécnica
- Eng. Florestal
- Eng. Geográfica
- Eng. Geológica e de Minas
- Eng. Informática
- Eng. Mecânica
- Eng. Metalúrgica e de Materiais
- Eng. Naval
- Eng. Química
Foi um prazer esta visita, resta agradecer a todos e como curiosidade final deixo-vos a informação de que ENGENHARIA CIVIL é a mais representativa de todas na OE.
Agora que ficas-te curioso informa-te melhor: www.ordemengenheiros.pt/

segunda-feira, 6 de abril de 2009