sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ensaio de proctor

Neste blog nunca foi nada publicado acerca da mecânica dos solos mas nunca é tarde para se publicar um artigo mesmo que não seja nosso.
Andava a pesquisar pela net até que encontrei um pdf interessante acerca do ensaio de proctor.
"Neste trabalho a determinação experimental da correlação entre a baridade seca de um solo e o teor em água irá ser executada através do ensaio de compactação idealizado por Proctor. Por este ensaio poderá ser analisado que existe um teor de humidade óptimo para compactar o solo."
Se quiserem aprofundar mais is vossos conhecimentos podem sempre fazer o download do artigo em http://www.megaupload.com/?d=7P2PFRXM

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Resultados da sondagem. Quais as areas mais dificeis do curso...

Antes da época dos exames foi colocada uma sondagem aos nossos leitores acerca de qual a área mais difícil no nosso curso...os resultados são os seguintes...
As unidades curriculares onde existe uma maior dificuldade são as estruturas com 7 votos e 63% seguidas das matemáticas 4 votos 36% em terceiro lugar ficaram os solos apenas com dois votos provavelmente foi o Lixa que votou duas vezes ;-) outro voto foi para outras áreas 9%...
De salientar que na área das hidráulicas não existe dificuldades por parte dos nossos leitores.
Já existe uma nova sondagem já podem ir votar desde já desejamos um bom Carnaval e umas boas férias até Junho ;-)

Dinâmica Sismica

Aspectos estruturais que condicionam o adequado comportamento de edifícios de betão armado
- Confinamento inadequado;
- Ductilidade inadequada;
- Mecanismos de aderência aço-betão;
- Incorrecta amarração e sobreposição da armadura principal;
- Inadequada capacidade resistente ao corte de vigas e pilares;
- Inadequada capacidade resistente à flexão de vigas e pilares;
- Inadequada capacidade resistente dos nós viga-pilar;
- Mecanismo tipo viga forte-pilar fraco;
- Alteração do comportamento estrutural devido às parades de alvenaria de enchimento;
- Irregularidades estruturais (em planta ou em altura);
- Influência dos modos superiores;

Ponte de Tacoma

Quem quiser saber o que é a Ponte de Tacoma, pergunte a qualquer engenheiro civil. Se ele não souber a resposta, desconfie de suas qualidades como Engenheiro.


Por isso se não sabes a resposta no teu quinto ano escolhe uma unidade curricular à engenheiro Dinâmica e Engenharia Sismica ou se preferires lê este post e escolhe uma unidade curricular como"reabilitação e manutenção de ... Lampadas"


A Ponte de Tacoma é um daqueles desastres de engenharia que se aprende na escola para nunca mais se esquecer. Não há um bom curso de engenharia que não mostre aos seus alunos o filme daquele evento bizarro. Construída nos anos 40, a belíssima obra caiu pouco tempo depois de ficar pronta. Por quê? A causa não foi nenhuma das que usualmente são as responsáveis por tais acidentes.

Não foi um terremoto, inundação, nem materiais de baixa qualidade que algum empreiteiro inexperiente colocou esperando ganhar dinheiro fácil com isso. Foi algo bem mais trivial. O grande responsável pela queda da belíssima ponte foi uma simples e leve brisa... Mas como pode uma simples brisa provocar tal catástrofe? Tudo se deu pelo efeito de um fenómeno chamado ressonância. Assim como a cadeira de um baloiço ganha velocidade pouco a pouco a cada novo empurrão, a Ponte de Tacoma começou a oscilar cada vez mais forte, a cada vez que a pequena brisa lhe dava um empurrãozinho...

Este fenômeno nunca antes havia sido considerado como algo possível de afetar uma obra daquela magnitude e tamanho e graças ao desastre da Ponte de Tacoma a história da engenharia civil mudou para sempre. A ponte foi reconstruída de forma diferente e só os habitantes mais idosos ainda se lembram disso. Mas os erros cometidos ensinaram a milhares de engenheiros em todo mundo a construir melhor. A vida é assim. Aprendemos com os erros.

Ao escrever sobre o desastre de Tacoma, quero deixar neste Blog um pouco do que aprendi nas aulas de dinamica e engenharia sismca onde estudamos o efeito das oscilações e das ressonâncias sobre estruturas...Para além do integral de Duhamel o metodo da sobreposição modal entre outros...


Também não esquecer "que um sismo não é um braço que sai da Terra e abana um edificio."O integral de Duhamel é uma coisa simples (básica) e não o bicho de sete cabeças que o teu professor te faz parecer...entre outras coisa...


Se se lembrarem de mais frases marcantes sempre as podem deixar nos comentários ;-)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

De regresso



Este foi o facto. Agora, o perfil: BASTA ENTENDER OS ENGENHEIROS, AMÁ-LOS, ABENÇOÁ-LOS E DAR GRAÇAS A DEUS POR TÊ-LOS CRIADO!!


1. Um Engenheiro não é prepotente, ele está é rodeado de inúteis.

2. Um Engenheiro não tem o ego muito grande, o quarto é que é muito pequeno.

3. Não é que Eles queiram sempre ter a razão, os outros é que cometem sempre algum erro.

4. A um Engenheiro, não lhe faltam sentimentos, os outros é que são bébés chorões.

5. Um Engenheiro não tem a vida desorganizada, Ele só tem um ritmo de vida muito particular.

6. Um Engenheiro não vê o mundo, Ele muda-o.

7. Um Engenheiro não é um orgulhoso arrogante, os humanos é que simplesmente não entendem isto.

8. Um Engenheiro não é um ser frio e calculista, Ele simplesmente acha divertido passar por cima de pessoas comuns.

9. Um Engenheiro não é problemático, os usuários é que não entendem nada.

10. Um Engenheiro não é crítico, os erros das pessoas é que são muito evidentes.

11. Um Engenheiro não é um inútil para fazer tarefas diárias, a realidade é que as pessoas comuns gastam a sua energia valiosa em coisas fúteis, e um esfregão não necessita um planeamento muito complexo, e nem pode ser configurado.

12. Não é que o trabalho Os absorva, é que....do que é que eu estava a falar mesmo?

13. Um Engenheiro não comete erros, apenas testa os outros para ver se estavam a prestar atenção.

14. Não é que Eles se acham grande coisa, é que ELES SÃO!



Mas, lembrem-se: mesmo seres assim tão perto da perfeição, têm lá os seus problemas...De forma que os que não são Engenheiros devem sempre procurar compreender essas almas tristes e torturadas entre a genialidade e a incompreensão.